
Conflitos Parentais
Apoio na Reorganização Familiar Pós Divórcio/Separação
O objectivo principal desta consulta é de providenciar um espaço de suporte emocional, que permita a partilha dos sentimentos e medos inerentes a esta mudança nas suas vidas. O processo de divórcio implica uma reorganização e redefinição da dinâmica familiar e é habitualmente um período de grande stress para todos os elementos do sistema familiar.
É uma nova fase da sua vida, na qual vão ser confrontados com a necessidade de tomarem um grande número de decisões importantes que os afectarão a eles e aos seus filhos.
É frequente quando o casal tem filhos, surgirem conflitos face a este processo e nem sempre é fácil separar o casal parental, do casal conjugal e as crianças ficam muitas vezes emaranhadas nestes conflitos.
A criança vê-se privada de um contacto regular com ambos os pais, o que se revela extremamente danoso em termos de vínculo estabelecido com cada um deles e carece muitas vezes de intervenção. No entanto, o ajustamento da criança ao processo de separação ou divórcio dos pais depende, acima de tudo, da forma como os pais lidam com todo o processo.
Alguns factores podem contribuir para a adaptação da criança ao divórcio, entre eles:
-
A cooperação entre progenitores, com reduzido conflito
-
A formação de dois núcleos familiares estruturados
-
A adaptação parental com novos papéis, estabilidade social e financeira
-
A segurança da vinculação da criança com ambos os pais
-
A qualidade das relações pai/mãe com a criança
Pretendemos nesta Consulta promover um ajustamento ao processo emocional do divórcio, nas suas diferentes fases (por ex.: a desilusão, negação, a desvinculação, ou seja a separação emocional, física, o luto e a readaptação) e adequado relacionamento dos pais com os filhos.